A oração é o nosso diálogo com Deus. É como nos comunicamos com Ele e expressamos nossas necessidades, desejos e ações. A oração é uma das principais formas de adoração. Adorar a Deus é reconhecer quem Ele é e o que Ele fez por nós. A oração nos dá acesso à presença de Deus e à sua paz, amor e força.
A oração também é um ato de fé. Quando oramos, estamos reconhecendo que Deus é onipotente e que Ele pode fazer todas as coisas. Também estamos reconhecendo que somos dependentes dele para tudo na vida. A oração nos dá esperança em meio às tempestades da vida, porque sabemos que Deus está no controle de tudo.
A oração nos fortalece para enfrentar os desafios da vida e nos dá força para vencer as batalhas da vida. Nos ensina a ser perseverantes e persistentes em meio às adversidades da vida. Também nos ensina a ser humildes, pois reconhecemos que somente Deus pode nos dar vitória sobre qualquer situação na vida.
Oração é a chave da vitória
Quando falamos a palavra “chave” entendemos ser um objeto, que faz abrir portas, e muitas vezes, você está recebendo somente derrotas, as portas que você entra, são somente portas de derrota, onde tudo o que você faz parece que não da certo em sua vida.
A chave significa uma autorização para entrar, em algum ambiente, que queria entrar, sendo assim, entendemos que quando você faz uma oração da maneira certa é como se estivesse abrindo a porta para a vitória.
Talvez você tenha tentado de tudo, para conseguir vitória em sua vida! Apresentamos aqui a “chave” a chave é nada mais nada menos do que a oração.
Chave de vitória através da oração
Igreja primitiva – Atos 12: 1-11
Pedro estava preso em uma prisão com todas as portas fechadas, com ameaças de morte do rei Herodes, onde o mesmo já havia matado o apóstolo Tiago.
A bíblia diz que, a igreja fazia “contínua oração” por ele a Deus, quando de repente caíram as cadeias e abriram-se as portas e por último as portas de ferro que dava para a saída.
Esse texto mostra literalmente a oração como a chave da vitória que abriu as portas das prisões e libertou o apóstolo Pedro de pena de morte.
Assim diz o texto bíblico – Atos 12: 1-11
NAQUELE TEMPO, o rei Herodes tomou medidas contra alguns da igreja;
E matou o apóstolo Tiago (irmão de João);
Quando Herodes viu que isso agradava aos líderes judeus, prendeu Pedro durante a celebração da Páscoa;
E o colocou na prisão, guardado por 16 soldados;
A intenção de Herodes era entregar Pedro aos judeus para ser executado após a Páscoa.
Estava dormindo, amarrado com duas correntes entre dois soldados, com outros montando guarda em frente ao portão da prisão
Quando de repente uma luz brilhou na cela e um anjo do Senhor apareceu ao lado de Pedro! O anjo acordou Pedro e disse: “Depressa! Levante-se!” E as correntes caíram de seus pulsos!
Então o anjo lhe disse: “Vista-se e calce os sapatos”. Ele obedeceu. “Agora coloque seu casaco e siga-me!” ele sentiu o anjo.
Então Pedro saiu da cela, seguindo o anjo. Mas o tempo todo ele pensava ser um sonho ou uma visão, e não acreditava que estivesse realmente acontecendo.
Eles passaram pelo primeiro e segundo postos de guarda, alcançaram o portão de ferro da rua, que se abriu para eles! Então eles passaram e caminharam juntos por um quarteirão, e então o anjo o deixou.
Pedro finalmente percebeu o que havia acontecido! “É mesmo verdade!” ele falou para si próprio. “O Senhor enviou Seu anjo e me salvou de Herodes e de tudo que os judeus queriam fazer comigo!”
Paulo e Silas – Atos 16:25-28
Paulo e Silas foram perseguidos e presos injustamente após ter expulsado um espírito de adivinhação de uma moça que tinha costume de advinhas em possessão demoníaca.
Mesmo sendo presos injustamente, oraram perto da meia-noite, e a vitória veio, Deus mandou um terremoto, que destruiu todas a portas, sendo soltas todas as prisões.
Texto bíblico – Atos 16:25-28
Quando fomos ao ponto de oração na beira do rio havia uma das escravas, endemoninhada, ela era adivinha e conseguia ganhar muito dinheiro para os patrões com quem trabalhava;
Ela nos seguiu e gritou: “Estes homens são servos do Deus Altíssimo;
Eles vieram para informá-los sobre a melhor maneira de receber o perdão por suas transgressões”;
Em nome de Cristo. Jesus Cristo e deixe-a dela.” Ele disse. O demônio desapareceu da menina;
Isso acabou com as esperanças de seus pais de riquezas; eles levaram Paulo junto com Silas e os trouxeram perante o juiz na praça;
Esses judeus estão causando problemas em nossa cidade”, eles gritaram;
Eles estão ensinando as pessoas a violar a lei romana”;
Dentro da prisão, com os pés dentro do tronco. Os outros estavam ouvindo;
De repente houve um grande terremoto; a prisão foi sacudida até os alicerces, todas as portas se abriram de repente – e as correntes de todos os presos caíram!
Atos 16:25-28
Chave da vitória para Daniel – Daniel 6: 1-22
Daniel no que lhe concerne era uma pessoa influente no reinado de Dario, e tudo o que fazia se destacava, mas, incrível que, o destaque, acaba incomodando os outros, principalmente na política, não é verdade? Foi exatamente o que aconteceu, perseguição política contra Daniel. Inventaram uma lei que fazia com que se ele fosse pego orando, ele seria condenado a morte.
Quando a lei foi validade, o Daniel simplesmente continuou fazendo o que ele sempre fez, “orar 3 vezes ao dia”, e devido a sua oração, ele foi livre dos leões da cova.
A oração é a chave da vitória para ajudar, pessoas que estão sendo perseguidas, e injustiçadas, se você que receber vitória diante de perseguições, faz sua oração diariamente.
Texto Bíblico – Daniel 6: 1-22
O rei Dario conseguiu dividir seu reino em 120 seções e escolher os governadores para cada uma das partes.
Os governadores eram obrigados a prestar contas a três presidentes – um dos quais era Daniel para garantir que o reino fosse administrado adequadamente.
Por fim, Daniel mostrou que era mais capaz do que governadores e presidentes. Daniel era extremamente inteligente e sábio, e o rei estava pensando em ter Daniel como primeiro-ministro.
Nesse ponto, outros governadores e presidentes ficaram com inveja. Eles começaram a procurar provas para acusar Daniel de roubo ou desonestidade. No entanto, não encontraram nada. Daniel era extremamente leal e confiável no trabalho que fazia. Ele não era um alvo diante do rei.
Então cheguei à conclusão de estar acusando Daniel de “apenas fazer as coisas dele por ele!”
Todos se reuniram e foram até o rei e disseram: “Rei Dario, desejamos a você uma vida longa e feliz!
Os presidentes, governadores, vereadores e funcionários, discutiram o assunto sem um voto de oposição e sugeriram que você recitasse uma lei imutável que não pode ser alterada por qualquer meio. A lei estipula que, por um período de trinta dias, qualquer pessoa que apresente uma petição a seu deus, dele ou de qualquer outra pessoa, além do rei, será colocada na cova dos leões.
Majestade! Gostaríamos que você assinasse a lei para que ela não pudesse ser alterada, com base nas modas usadas tanto pelos medos quanto pelos persas. As leis assinadas pelos reis serão uma fonte constante de mudança.
O rei Dario fez a lei.
Mas Daniel mesmo tendo ouvido que o Rei havia assinado uma lei em casa, foi para o seu quarto, e, como de costume, ajoelhou-se aos seus pés para orar dentro do seu quarto. A sala estava localizada no segundo andar com janelas voltadas para Jerusalém. Na sala, Daniel estava ajoelhado todos os dias por três horas e dava graças a Deus.
Os governadores e presidentes estavam na casa de Daniel. Daniel estava em casa Daniel orando e pedindo ajuda a Deus. Deus.
Eles correram de volta ao palácio e falaram com o rei: “Sua Majestade não assinou a lei que proíbe qualquer oração a deuses ou pessoas – além do rei por 30 dias? leões?” “Sim”, respondeu o rei. “É um ato que não pode ser alterado, e foi assinado pelo Rei da Média e da Pérsia.”
Então eles disseram ao rei: “Daniel Daniel, o escravo judeu, não está dando importância à lei nem à sua majestade, sua majestade. Ele ora a Deus três vezes por dia.”
Quando o rei Daniel soube da notícia, ficou furioso consigo mesmo por assinar esta lei e decidiu fazer tudo o que fosse possível para resgatar Daniel. Ele passou o resto do dia tentando descobrir maneiras de resgatar Daniel.
À noite, os governadores reuniram-se no palácio e imploraram ao rei que o fizesse. Majestade, é o modo de vida do nosso povo: a lei que é assinada pelo monarca não pode ser alterada. Não tem como alterar que não esteja na lei, então não adianta.
Então o rei pôde assinar a ordem para prender Daniel. Ele foi levado para a cova dos leões. O rei então falou com Daniel: “Eu oro para que o seu Deus, a quem você sempre adorou e serviu, se livre dos predadores. Então Daniel foi ferido pela cova.
A pedra colocada na entrada da caverna. O rei marcou com seus anéis, bem como selando a caverna para garantir que ninguém pudesse tirar Daniel de lá.
Depois disso, o rei voltou para o seu palácio. Ele estava com fome e adormeceu sem comer nada. Ele não estava procurando gastar seu tempo ouvindo música como de costume. Adormeceu e ficou acordado até tarde.
De manhã cedo, o rei se dirigiu à cova dos leões
E, tomado de tristeza, gritou com dor: “Daniel, servo do Deus vivo 20 foi o teu Deus, a quem tu adoras, capaz de te proteger dos leões?
Então o Rei ouviu uma voz: “Sua Majestade, gostaria de desejar-lhe muita saúde e felicidade!” A voz era Daniel!
“Meu Deus enviou seu anjo para fechar a boca dos leões. Eles não chegaram perto de mim! É devido ao fato de que estou aos olhos de Deus e também contra você, rei Dario, que cometi um crime. “
Daniel 6: 1-22
A importância da oração
A oração é importante porque é um meio pelo qual podemos nos comunicar com Deus. Podemos usar a oração para expressar nossas gratidões, pedir ajuda ou simplesmente conversar com Deus. A oração também nos ajuda a manter um relacionamento forte com Deus.
A eficácia da oração
A eficácia da oração é um tópico de grande debate. Há muitas pessoas que acreditam que a oração é a chave para a vitória e que, se você orar com fé, você pode alcançar qualquer coisa. Tem gente que acha que a oração não tem nenhum efeito real. A verdade é que ninguém realmente sabe com certeza se a oração funciona ou não. A única coisa que podemos fazer é testar e ver o que acontece.
Casos de pessoas que alcançaram a vitória através da oração
Um dos mais famosos casos de pessoas que alcançaram a vitória através da oração é o de C.S. Lewis, autor do livro “As Crônicas”. Ele estava orando para que Deus lhe mostrasse um sinal da verdade do cristianismo, e logo depois teve um sonho em que viu Jesus carregando seu corpo para fora do túmulo. Isso o convenceu da verdade do Evangelho e ele se converteu.
Orações para a vitória
A oração é a chave para a vitória. Sem orações, as pessoas não podem se conectar com o poder de Deus, portanto, não podem ter acesso à sua força. A oração é o elo que nos une à divindade e nos permite experimentar as bênçãos do criador.
Links: https://www.sbb.com.br/